Controle de pagamentos em concessionárias: como otimizar esse processo?

image

Toda empresa precisa de uma boa gestão financeira que seja capaz de planejar e organizar as suas contas e obrigações, tanto internas quanto externas. Em concessionárias de automóveis e motos, não é diferente! Aliás, no setor automotivo, esse processo pode ser ainda mais complexo e difícil, tendo em vista a variedade de serviços e atividades que esse tipo de negócio demanda. 

Por outro lado, graças ao avanço da tecnologia, diversas ferramentas surgem diariamente como soluções extremamente úteis e eficientes para as empresas, o que inclui o setor automotivo. 

Mas, afinal, já existe algum sistema específico para a gestão e o controle de pagamentos em concessionárias? É exatamente esse o nosso assunto de hoje. Por isso, continue a leitura e confira as dicas que trouxemos abaixo! Vamos lá! 

Afinal, o que engloba um controle de pagamentos em concessionárias? 

Falando assim, parece que o controle de pagamentos se resume apenas aos salários de funcionários. Porém, uma gestão financeira realmente eficiente vai muito além disso! Ou seja, é preciso envolver também quitações de fornecedores e parceiros, compras, tributos, taxas, aluguel, entre uma infinidade de outras coisas. 

Sendo assim, devemos considerar o controle de pagamentos em concessionárias como uma gestão completa de todas as obrigações da empresa perante seus colaboradores, mercado e governo. Será que, hoje, o seu sistema de gestão atual é capaz de atender a todas as suas necessidades de forma segura, prática e automatizada?

Mas, então, já existe um sistema específico para controle de pagamentos em concessionárias? 

Sim! Aliás, é muito importante reforçar que, se você pretende investir nessa tecnologia, é fundamental pesquisar e buscar sempre uma ferramenta especializada. Ou seja, mesmo que a sua concessionária opere com um sistema de gestão homologado, algumas funções e atividades podem ser automatizadas e muito ágeis com um software inovador.

Há empresas renomadas e sérias que se dedicam ao desenvolvimento de sistemas de gestão completos para concessionárias e com módulos para controles de pagamento e gerenciamento financeiro, fiscal e contábil. Além disso, é possível customizar e personalizar algumas funcionalidades dentro do programa para que ele atenda, especificamente, às demandas de que o seu negócio precisa.

Por fim, vale reforçar que uma concessionária pertence a um setor extremamente complexo e especial, com uma variedade imensa de itens, peças, acessórios e mão de obra especializada, o que torna os controles muito mais exigentes e detalhados. Portanto, quanto mais inovador e completo for o seu sistema de gestão, melhor será o desempenho de suas atividades e, consequentemente, a produtividade e o gerenciamento de seu negócio.

E quais são as vantagens de um bom sistema de controle de pagamentos em concessionárias? 

Bom, no tópico acima, já destacamos alguns diferenciais que um software especializado tem em relação aos demais. No entanto, há muitos outros benefícios e facilidades que esse tipo de sistema pode trazer à sua concessionária. Confira alguns deles abaixo!

Agilidade nos processos 

Sinceramente, não dá mais para acumular faturas e boletos em cima da mesa e conferir, um a um, quando é o vencimento, correndo para pagá-los. Pior ainda quando se trata de uma rede com várias lojas! É simplesmente inviável! Também as velhas planilhas ou sistemas mais simples podem até “quebrar um galho”, mas não dá para considerar isso uma gestão realmente eficiente. 

Com um sistema automatizado, todos esses processos são agilizados e você precisa apenas lançar a nota fiscal e o sistema fará a conciliação do contas a pagar através da varredura DDA. Desta forma, você terá certeza de que o título foi emitido contra sua empresa. Depois é só planejar os pagamentos e enviar o arquivo ao banco para ser autorizado pelo gestor responsável.

Ao processar o arquivo de retorno pelo sistema, as baixas são dadas automaticamente, eliminando o retrabalho e trazendo segurança e agilidade para o processo. 

Integração de informações 

Outra grande vantagem de contar com um sistema de controle de pagamentos em concessionárias é que todas as informações trabalham de forma integrada, inclusive com outros sistemas dos principais bancos (para atividades financeiras) e também com o sistema Honda (para a apoio a atividades relacionadas a assistência técnica).

Por exemplo, é possível lançar serviços de revisão, emitir NF de revisão de garantia com importação do arquivo da Honda com apenas alguns clicks e conciliar o conta corrente Honda.

Aumento da produtividade 

Enquanto o software trabalha, organiza e dá baixa nos pagamentos da concessionária, não há mais necessidade de um controle manual por parte das equipes. Sendo assim, é possível focar a atenção em outras atividades mais importantes e, consequentemente, aumentar a produtividade do negócio

Tomada de decisão 

Por fim, vale destacar, como mais uma vantagem do sistema de gestão, a possibilidade de se emitir dados e relatórios confiáveis, sempre que for necessário. Qualquer gestão financeira precisa se basear e acompanhar os números de seu negócio, e, nas concessionárias, isso funciona de forma igual.

Com essa facilidade, o gestor tem mais informações sobre o desempenho das vendas, dos custos e dos investimentos e, desse modo, consegue criar as suas estratégias, os planos e as metas, de maneira muito mais segura e precisa.

O que levar em consideração ao pesquisar um sistema de gestão para concessionárias? 

Agora que você conferiu algumas vantagens de se fazer um bom controle de pagamentos em concessionárias por meio de uma ferramenta tecnológica, é hora de buscar a solução perfeita no mercado. Como dissemos mais acima, pode haver uma infinidade de programas com objetivos parecidos, porém, indiscutivelmente, nenhum trará os mesmos resultados e a eficiência que uma tecnologia exclusiva e dedicada ao setor automotivo. 

Sabendo disso, invista em parcerias com um desenvolvedor de softwares especializado e com as devidas referências no mercado, que conte com suporte técnico, equipes capacitadas, tecnologia de ponta, infraestrutura e, principalmente, com implementações modulares e customizáveis, para que você tenha a certeza de adquirir uma solução exclusiva e de acordo com as suas necessidades. 

Em resumo, realizar o controle de pagamentos em concessionárias é uma atividade constante e intransferível. A diferença é que você pode usufruir de tecnologias especializadas para otimizar esse processo e tornar sua empresa muito mais eficiente ou insistir em métodos obsoletos, lentos e que trazem riscos ao seu negócio! 

Sendo assim, se você busca modernizar e obter, na prática, todas as vantagens que destacamos acima, então, converse com um de nossos especialistas e conheça as melhores soluções tecnológicas para concessionárias no Brasil. 

Mais notícias