Como escolher o melhor sistema de gestão para sua concessionária Honda?

image

Quem tem ou trabalha em uma concessionária Honda sabe a complexidade de se realizar uma gestão realmente eficiente e completa, especialmente quando faltam ferramentas e tecnologias específicas para isso. Aliás, contar com um sistema de gestão não se resume apenas a melhorar controles e a organização do negócio, mas também possibilita aproveitar mais o verdadeiro potencial da empresa, que, nem sempre, é trabalhado 100% e, consequentemente, aumentar a produtividade e o lucro. 

Pensando justamente nisso e por sermos especialistas no assunto, nós resolvemos preparar este material completo, destacando como um sistema de gestão para concessionária funciona e age dentro do seu negócio, trazendo benefícios e vantagens, que, certamente, darão o destaque que sua empresa merece no mercado. 

Sendo assim, sem mais delongas, desfrute da leitura e tome nota das dicas mais relevantes a seguir. Vamos lá! 

Minha concessionária já opera com um sistema homologado da Honda! Vale investir em um outro software?  

É bom a gente esclarecer essa questão, pois, como se sabe, as concessionárias da Honda precisam operar com um sistema de gestão homologado pela montadora, conforme política interna da empresa. No entanto, isso não impede de o gestor mudar e investir em uma tecnologia mais completa e confiável, que permite controles muitos mais amplos do que atual software em execução. 

O importante é enteder até que ponto o seu sistema atende às necessidades de sua concessionária, se o controle feito por ele é realmente seguro, se a automação dos pagamentos e outras funcionalidades está de acordo com o que você precisa e, principalmente, se sua gestão pode ser mais abrangente e eficaz. 

Afinal, por mais que o seu sistema atual funcione bem, é preciso levar em consideração a verdadeira capacidade de sua empresa. Ou seja, se você acredita que ela possa produzir mais do que hoje e isso depende apenas de uma tecnologia mais eficiente, então, por que não investir em um software mais inteligente e inovador? 

Como funciona um sistema de gestão para concessionárias?  

Conforme resumimos um pouco no tópico anterior, os pontos que podem diferenciar o seu sistema de gestão atual de um mais abrangente são, justamente, as funcionalidades e as capacidades da ferramenta. Ao buscar uma solução tecnológica para o gerenciamento de sua concessionária, você precisa levar em consideração todos os setores e as atividades que compõem o seu negócio e não depender de controles pouco confiáveis e com processos lentos e repetitivos. 

Afinal, quando se trata do setor automotivo, devemos lidar com uma complexidade enorme de serviços, produtos e peças que são oferecidos em diferentes ocasiões e para distintos clientes, o que requer estratégias certeiras, além de uma organização e um planejamento impecáveis.  

Por exemplo, hoje, sem uma ferramenta realmente automatizada, sua concessionária consegue mensurar, de forma simples e confiável, quantos leads você tem acumulado, qual o índice de conversão de cada vendedor, loja ou canal de venda, quais funcionários bateram a meta de ligações para clientes no dia? Enfim, são apenas casos rotineiro de uma concessionária que fazem total diferença quando são gerenciados. 

Para entender melhor, abaixo, separamos algumas das principais funcionalidades que um sistema de gestão de concessionárias pode abranger. Confira! 

Gestão de CRM 

Muito além de simples controles, um sistema de gestão de concessionárias permite que sua empresa melhore também o relacionamento com o seu cliente e transforme o seu processo de vendas em um ciclo muito mais eficiente e transparente.

Para entender, na prática, as análises e aprovações de uma negociação são feitas em tempo real e dentro do próprio sistema. Afinal, esse tipo de software já é integrado a diversos bancos e instituições financeiras, o que permite mostrar ao comprador, em minutos, quais são as melhores opções de financiamento para ele, com dados e informações 100% atualizadas. 

Além disso, o sistema de gestão de concessionária possibilita ferramentas de comunicação com o interessado ou comprador de forma objetiva e organizada, por meio de disparo de e-mails e SMS, reforçando a relação entre as partes em todas as fases da negociação e, claro, transmitindo confiança e credibilidade à sua marca. 

Gestão de F&I 

Descomplique e seja transparente na hora de oferecer um financiamento e um seguro para seu cliente! Com um sistema de gestão, sua concessionária poderá sugerir parcelas, valores de entrada e prazos e permitir um gerenciamento completo da negociação de taxas diferenciadas, graças à integração e à conectividade com os principais bancos. 

Além de facilitar o trabalho do vendedor e convencer o cliente de forma mais fácil, a funcionalidade de gestão de F&I ainda permite que o gestor acompanhe todas as propostas por mesa central ou por loja. 

Gestão de estoque de veículos 

Com um sistema de gestão para sua concessionária, será possível gerenciar o estoque de todos os veículos de cada loja, separando por modelo, marca, ano ou qualquer outra característica customizável, o que inclui informações do tipo: em exposição no salão, em trânsito, em bloqueio etc. 

Gestão de peças 

Talvez um dos setores mais complexos e importantes para a gestão de concessionárias, o departamento de peças, como mais nenhum outro, precisa de um planejamento e de organização realmente impecáveis. Imagine, por exemplo, receber um cliente em sua oficina e, na hora de iniciar o serviço, perceber que tal peça não consta mais em estoque!

No sistema de gestão, é possível conferir os itens atualizados nas prateleiras, aqueles que estão por chegar, outros que precisam ser repostos, além do que já está reservado. 

Além disso, o software permite “equalizar” os pedidos de todas as lojas, impedindo compras desnecessárias, informando quando cada peça precisa ser reposta e controlando itens obsoletos. Pare para pensar o quanto isso pode render financeiramente! 

Gestão financeira 

Tudo o que você precisa para manter a transparência e a agilidade nas transações financeiras de sua concessionária está em um sistema de gestão. Afinal, os programas são integrados às principais bandeiras de cartão de crédito do mercado, o que permite uma conciliação rápida e segura de todos os recebimentos. 

Depois, o sistema também proporciona facilidades para os pagamentos e as quitações, com remessas feitas internamente, assim como as baixas de duplicatas. 

Gestão fiscal e contábil 

Os sistemas de gestão para concessionária são desenvolvidos para atender às legislações vigentes, tanto federal e estadual quanto municipal. Por funcionar de forma online, o módulo de controle fiscal e contábil não demanda qualquer tipo de integração com outros softwares. Ou seja, ao emitir uma NF, automaticamente, a operação considera os tributos e as características necessárias em cada estado do país. 

Por fim, você poderá emitir relatórios para o Excel, sempre que achar necessário. 

Assistência técnica 

Além de todas as funcionalidades já citadas, o sistema de gestão também permite que você controle e monitore os serviços de assistência técnica aos clientes. Isso é possível, já que o software viabiliza agendamentos de serviços, consulta a disponibilidade de mecânicos e, claro, garante que o gestor possa acompanhar o desempenho de cada profissional, o número de ordens de serviço, o tempo das soluções, entre outros fatores. 

Como se não bastasse, o sistema de gestão ainda pode ser integrado à Honda, importando o cadastro de serviços com TMO, Catálogo de peças e permite a conciliação das Ordens de Serviço com os cupons de revisão para emitir a Nota Fiscal em segundos. 

Quais as vantagens de investir em um bom sistema de gestão de concessionárias? 

Com todas as funcionalidades que foram citadas acima, é possível encarar o negócio de uma forma muito mais organizada e eficiente, concorda? Pois bem, em plena era digital, insistir em atividades e controles manuais pode trazer custos, demoras e falhas em diversos processos de sua empresa e, inclusive, impactar no seu posicionamento de mercado e na experiência com o consumidor. 

Investir em um sistema de gestão específico para concessionárias é permitir que sua empresa trabalhe de forma mais eficiente e, ainda, possibilitar a tomada de decisões estratégicas extremamente importantes para aumentar a produtividade e a participação no mercado e manter a saúde financeira em dia. 

Abaixo, separamos uma pequena lista de alguns benefícios que um sistema de gestão pode trazer à sua concessionária Honda. Confira:

  • geração de dados e números confiáveis; 
  • gestão completa de estoques
  • melhorias no relacionamento com o cliente; 
  • automatização de atividades; 
  • aplicativo para gestão remota e a qualquer hora;
  • customização de módulos, de acordo com as especificidades de sua concessionária; 
  • comunicação transparente e objetiva com o consumidor; 
  • facilidade de negociação; 
  • redução de custos, perdas e desperdícios; 
  • auxílio nas tomadas de decisão
  • aumento da competitividade; 
  • possibilidade de elaborar metas e campanhas; 
  • maior produtividade das equipes. 

Qual a diferença entre um sistema em nuvem e um local? 

Entre algumas dúvidas mais comuns para aqueles que pensam em implementar um sistema de gestão na concessionária, está a questão do armazenamento e do processamento de dados. Afinal, é preciso investir em algum servidor ou não?

Na verdade, depende! A maior parte desses softwares consegue operar tanto em nuvem quanto na própria infraestrutura da empresa. Ou seja, sua equipe de TI poderá optar por ambas as alternativas. Para entender um pouco melhor a diferença, confira as explicações abaixo.

Sistema em nuvem 

Nesse caso, o sistema de gestão é instalado em um servidor remoto e todo o acesso é realizado por meio da web. Além disso, a grande vantagem de se trabalhar em nuvem é em relação à segurança dos dados, que é garantida por um data center, responsável por proteger e cuidar dos backups. 

Para esse tipo de implementação, basta apenas contratar o desenvolvedor do software e usufruir do serviço oferecido

Sistema em local 

Se a sua concessionária preferir e dispor de um servidor local, então, pode optar pela implementação no próprio hardware, ou seja, nos computadores da empresa. Sendo assim, o sistema de gestão passa a ser um programa instalado na rede e pode funcionar mesmo sem a conexão com a internet. 

Nesse caso, normalmente, a concessionária precisa comprar uma licença de uso do software e realizar a sua instalação na rede. 

O que avaliar na hora de escolher um bom sistema de gestão de concessionárias? 

È fundamental que se leve em consideração todas as funções disponíveis no programa, conferindo se todas atendem às suas necessidades e checando se há a possibilidade de customizar e personalizar algumas delas, para suprir outras demandas mais específicas. 

Estude também sobre o funcionamento e o processo de implementação do sistema de gestão, considerando as informações destacadas no tópico acima (se trabalha em nuvem, em servidor local ou em ambos) e coloque os seus especialistas em TI para conversar com o fornecedor. 

Por fim, opte por desenvolvedores de confiança, com referências no mercado e, principalmente, especializados no setor automotivo. 

Por que as soluções da Sisand podem otimizar a gestão de sua concessionária? 

Para finalizar, destacamos as soluções desenvolvidas pela Sisand, empresa de referência nacional e focada, exclusivamente, no desenvolvimento de tecnologias para concessionárias. Sendo assim, garantimos que a empresa é uma das poucas especialistas no Brasil e com sistemas homologados Honda, o que garante confiança, credibilidade e resultados realmente satisfatórios. 

Para atender a todos os quesitos e às vantagens citadas ao longo deste material, a empresa conta com o sistema de gestão Vision, dedicado ao gerenciamento completo de concessionárias, desde os controles internos do negócio até as estratégias de diferenciação do mercado. 

Por fim, ainda que completo e amplo, o Vision é totalmente customizável e pode ter funcionalidades adaptadas e exclusivas para atender a certas demandas de seu negócio, fazendo jus à proposta de atendimento personalizado e individual pela qual a Sisand preza em relação a todos os seus parceiros. 

Enfim, investir em um bom sistema de gestão para a sua concessionária Honda vai muito além de organizar seus controles e suas atividades internas, mas também é a oportunidade de tornar o seu negócio muito mais eficiente e produtivo, destacando-se no mercado, otimizando questões operacionais, melhorando a saúde financeira, proporcionando estratégias muito mais inteligentes e resultados ainda mais satisfatórios para o negócio. 

E aí? Gostou do nosso material e das dicas acima? Que tal colocar tudo isso em prática e transformar a sua concessionária em uma referência de excelência e produtividade? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça melhor as soluções desenvolvidas pela Sisand!

Mais notícias