Business Intelligence: quais os benefícios para concessionárias?

image

Em plena era digital, qualquer empresa que não busca por inovações e soluções modernas, certamente, estará fadada a processos mais lentos, métodos obsoletos, riscos de custos mais altos e, por fim, um posicionamento aquém do necessário para o mercado de hoje em dia.

No setor de venda de veículos e peças, não é diferente e, por esse motivo, tanto se fala em Business Intelligence nas concessionárias e, cada vez mais, o uso de ferramentas e softwares se torna uma realidade na rotina desse tipo de negócio.

Sendo assim, se você é dono ou trabalha em uma concessionária, não deixe de ler o post até o final e tome nota das dicas e informações úteis que trouxemos nele. Podemos começar?

Afinal, o que é um sistema de Business Intelligence?

O BI, ou, em português, “inteligência de negócios”, é um termo que se refere a um processo integrado de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados e informações para a gestão do negócio. Na prática, a sua aplicabilidade é considerada recente e fruto de uma busca contínua por inovações tecnológicas do mercado.

Com esse avanço, o trabalho do gestor passou, cada vez mais, a se automatizar, e o que, antes, dependia de processos e estudos manuais e demorados, hoje, completa-se em questão de segundos e com dados e informações muitos mais confiáveis e seguros para a tomada de decisão desse profissional.

De forma resumida, podemos, então, definir que um sistema de Business Intelligence é um software que realiza a coleta, o armazenamento e o processamento de grandes quantidades de dados e informações e disponibiliza-os, de forma clara e detalhada, para que o gestor realize suas ações.

Como o Business Intelligence em concessionárias reflete no mercado?

Agora que você conhece a definição exata de BI, é hora de trazer esse conceito para dentro de nosso mercado, ou seja, das concessionárias de motos. Para se ter uma ideia do “poder” dessa tecnologia, segundo uma pesquisa recente, empresas que investem nesse tipo de tecnologia, em média, crescem 53% mais que o resto do mercado, e isso pode ser, tranquilamente, implementado no mercado automotivo.

Por mais que muitas lojas e empresas já contem com os sistemas homologados da montadora, isso não significa que o negócio, de fato, está competitivo e aproveitando, de forma eficiente, toda a sua capacidade estratégica e operacional.

Para comparar isso, nós separamos alguns benefícios comuns que um sistema de Business Intelligence pode proporcionar às concessionárias de automóveis, motos e peças. Vamos conferir?

Integração de dados

Uma das vantagens de um sistema de Business Intelligence para concessionárias é a capacidade de integrar dados em um único lugar. Ainda que o sistema utilizado em suas lojas possibilite coletar algumas informações de suas operações, será que, realmente, abrange tudo com detalhes e gera os resultados esperados ou apenas “ajuda” em alguns processos?

Para se ter uma ideia melhor, a integração de dados em um sistema de BI para concessionárias permitiria, por exemplo, mensurar e gerar dados, gráficos e tabelas informativas e confiáveis de tudo aquilo que o seu ERP controla. Vamos lá! Dá para comparar quais vendedores estão vendendo mais, quais peças e acessórios têm mais procura em cada loja, quanto falta para atingir a meta do ano, entre outros.

Otimização do CRM

Para provar que um sistema de Business Intelligence para concessionárias vai além do controle e da gestão de dados, podemos destacar que algumas funcionalidades têm papel estratégico e, inclusive, permitem mais vendas e lucros mais altos para sua loja.

Vamos entender melhor: com um software mais avançado, suas ações de análise e aprovação de venda são realizadas em tempo real e dentro do próprio sistema. Além disso, o programa possibilita definir, de forma automática, todas as atividades e etapas necessárias para os processos de negociação e financiamento dos veículos.

Isso tudo é possível porque esses sistemas são integrados aos principais bancos brasileiros e também têm ferramentas inteligentes e automatizadas de comunicação com o cliente, com disparos de e-mails e SMS, fortalecendo a relação comercial em todas as fases, de maneira profissional, adequada e conveniente.

Alimentação de programas de incentivo e de metas

Para poder premiar, reconhecer e recompensar as equipes que mais se dedicam, é preciso ter dados e resultados em mãos, concorda? Por isso, para realizar ações de incentivo, o sistema de Business Intelligence permite que o gestor mensure, por funcionário, o volume de venda de peças e veículos em determinados períodos.

Dessa forma, o gestor consegue comparar o desempenho de toda a equipe e agir com decisões mais precisas, como premiações, feedbacks, treinamentos etc.

Oscilação de clientes

Já imaginou perder clientes de sua concessionária e nem se atentar a isso? Pois bem, com business intelligence você poderá saber quais e quantos consumidores perdeu por meio de análise dos canais de vendas, filiais, consultor de venda e modelos de veículo.

Dessa forma, você sabe também, com detalhes, a quantidade de clientes ativos no negócio e, consequentemente, poderá criar ações para aumentar e aproximar essa relação.

Qualidade no atendimento

Outra vantagem do Business Intelligence nas concessionárias é que o dashboard permite também mensurar percentuais ligados à sua qualidade do atendimento, por meio de resultados de suas pesquisas de satisfação com os clientes. Tudo isso, separado por filiais, vendedor e consultor, com gráficos e tabelas detalhadas,

Por fim, vale ressaltar que o software permite gerar relatórios detalhados, destacando essas informações de forma separada para o melhor entendimento do gestor.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações para quem pretende investir em tecnologia de ponta para a gestão de concessionárias. Reforçamos a ideia de que, ainda que sua loja já detenha um software homologado pela montadora, é essencial colocar em questão a abrangência e a eficiência que suas funções são capazes de entregar. Por esse motivo, estude a possibilidade de implantar um sistema de Business Intelligence desenvolvido, exclusivamente, para atender a todas as demandas e necessidades desse mercado e otimize a sua gestão!

Gostou do post? Se você entende a importância desse tipo de tecnologia de BI nas concessionárias, então, compartilhe o artigo em suas redes e marque outros profissionais desse mercado.

[rock-convert-cta id=”119″]

Mais notícias