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5 dicas de como aumentar as vendas

Como já é esperado, o primeiro trimestre costuma representar um período difícil para o mercado, uma vez que boa parte dos consumidores ainda lida com a “ressaca financeira” da transição para o novo ano. Por isso, aproveitamos o momento para lançar este conteúdo exclusivo sobre como aumentar as vendas da sua loja.

O nosso objetivo é fornecer dicas de qualidade, capazes de alavancar os seus resultados, justamente agora, o intervalo mais delicado para o cotidiano comercial. Por isso, não perca tempo e descubra como reverter esse cenário na sua concessionária. Acompanhe!

A possibilidade de melhorar os resultados no setor automotivo

O momento pode ser difícil, mas a prática em si continua a mesma. Até porque o comércio de veículos sempre depende de um ponto fundamental, a persuasão do consumidor. A grande diferença é que, em períodos tradicionalmente ruins de vendas, essa dificuldade aumenta, com o acréscimo de uma nova objeção: o peso das dívidas.

Afinal de contas, é no início do ano que o consumidor encara o maior volume de obrigações financeiras, com a renovação de apólices de seguro, quitação de impostos, materiais escolares e uma série de outras variáveis. Além disso, também é comum que o consumidor lide com uma recuperação financeira após o período de festas, em que excessos podem ter acontecido.

Sendo assim, é nesse ambiente hostil que as concessionárias precisam trabalhar, reconhecendo que a falta de dinheiro será o principal elemento para a retração das vendas. Por conta disso, é esse o momento em que a gestão deve revolucionar, estimulando a competitividade e a sede por vendas entre o seu time de vendedores.

As 5 melhores dicas sobre como aumentar as vendas da concessionária

Inteligência, marketing, estratégia e competição: eis as principais ferramentas e conceitos para alavancar os resultados em um período de retração econômica. Naturalmente, todas essas qualidades deverão ser acompanhadas por uma boa dose de criatividade, garantindo a eficiência e inovações de suas soluções. Veja!

1. Desenvolva métodos de atração

O primeiro grande desafio é atrair o público consumidor, que acanhado pelo volume das dívidas, nem ao menos sai de casa para conferir os veículos. Então, é logo nesse primeiro momento que se deve elaborar estratégias atraentes, divulgando campanhas promocionais por meio das ferramentas de marketing.

Os canais utilizados para isso podem ser aqueles já familiares ao seu cotidiano, com o disparo de mensagens SMS ou WhatsApp, e-mail marketing, postagens nas redes sociais, criação de eventos no Facebook ou afins. O objetivo é chamar a atenção da sua base de clientes para algo que você vai oferecer.

Para que a atração seja bem-sucedida, é muito importante que se dedique algum tempo e cuidado na criação das artes e posts, conciliando bom senso estético com elementos e cores de destaque, alertando o consumidor sobre alguma condição única e imperdível que a loja está oferecendo, sempre criando um senso de urgência e exclusividade.

2. Foque no bom atendimento

Em tempos difíceis, todo cliente deve ser tratado com extrema prioridade. Ainda que esse seja um valor importante de se ter em todos os momentos, devemos ser realistas e lembrar de que nem sempre é possível delegar atenção máxima a todos os visitantes da loja, sobretudo em períodos de animosidade econômica, em que os consumidores entram às pencas dentro da concessionária.

Portanto, como a demanda está baixa, é fundamental que você utilize o maior tempo aplicado por cliente para encantar esse consumidor de maneira estratégica e decisiva, fazendo tudo que estiver ao alcance ético e financeiro para converter a venda.

3. Implemente a venda consultiva

Caso a equipe ainda não aplique essa metodologia em seu cotidiano, aproveite o momento para fazê-lo. A venda consultiva é um conceito que prioriza as dores do cliente para então, encontrar soluções precisas e compatíveis com suas vontades. Por conta do maior tempo dedicado por consumidor, essa é a hora certa para treinar sua prática.

Basicamente, o vendedor escuta respostas e realiza uma série de perguntas sobre o cotidiano, as necessidades e desejos do consumidor, enxergando em seu perfil qual das soluções do estoque mais combinam com o cotidiano do cliente. Além de estabelecer um ambiente amigável, a venda consultiva reduz o tempo total para uma conversão, pois direciona a venda para produtos com maior probabilidade de conquista.

4. Ofereça vantagens

Tempos difíceis exigem medidas difíceis. Portanto, não hesite ao momento de desenvolver uma estratégia de benefícios para os seus consumidores, inclusive, combinando essa dica com a primeira do artigo, sobre os métodos de atração.

Em um momento delicado para a situação financeira do cliente, é importante oferecer soluções viáveis para seus problemas, como os seguintes exemplos:

  • permitir o pagamento da primeira parcela apenas nos próximos 90 dias;
  • absorver o veículo usado na troca a 100% da FIPE;
  • arcar com IPVA, licenciamento e emplacamento;
  • oferecer descontos substanciais na venda;
  • oferecer revisão gratuita no primeiro ano;
  • oferecer garantia estendida.

5. Realize gincanas internas

Por último e talvez mais importante, uma técnica de gamificação. Afinal, esse é o conceito que visa trazer o estímulo da competitividade dos jogos para as tarefas cotidianas da vida real. Em uma concessionária, durante um mês difícil, essa pode ser a estratégia perfeita.

Pois veja, quando se estrutura um cenário amistoso, bem-humorado e competitivo, a gestão está na realidade injetando autoestima em todos os seus funcionários, estimulando e recompensando o bom desempenho, a camaradagem e o trabalho em equipe.

Naturalmente, alguns investimentos precisarão ser feitos, sobretudo na aquisição de premiações compatíveis com os resultados dos premiados. Nesse sentido, você pode escolher recompensar o melhor vendedor do mês, o funcionário com a maior nota de satisfação no atendimento ou questões afins.

O objetivo é desenvolver modalidades que incentivem uma competição saudável entre os participantes, justamente escolhendo o período mais difícil do ano para que todos deem 100% de si, extraindo a maior performance possível de cada um dos colaboradores.

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