Entre todos os desafios do setor comercial, a fidelização é um dos mais delicados, pois está diretamente ligada com a sobrevivência do negócio em seu mercado. Por isso, dedicamos uma atenção especial sobre o tema, desenvolvendo este post com as melhores dicas sobre como fidelizar clientes.
O nosso objetivo é garantir que você tenha as estratégias necessárias para essa tarefa, implementando essas soluções com inteligência e agilidade. Portanto, aproveite o momento para se acomodar na poltrona e navegar por esta leitura importante que ajudará nos resultados da sua concessionária. Acompanhe!
A importância da fidelização
Para quem é de fora, pode parecer que as concessionárias nem precisam se preocupar com a fidelização, mas cá entre nós, todos sabemos que isso é um erro. Afinal de contas, é papel do lojista encantar cada um dos consumidores com que fecha negócio, garantindo sua reincidência no futuro, seja na compra de um novo veículo ou de uma peça.
E é bem aqui que tocamos no principal aspecto da fidelização: a oficina e seus procedimentos, o braço técnico do pós-vendas. Além de competir com outras concessionárias, o seu estabelecimento também deve se destacar entre as oficinas mecânicas que, normalmente, contam com procedimentos e componentes mais baratos.
As 5 melhores dicas sobre como fidelizar clientes
Então, eis que surge o dilema: o que fazer? Afinal, entre as concessionárias, a competição é alta. Contra as oficinas, é quase injusta. Sendo assim, como prosperar no imaginário do seu consumidor, ocupando um lugar de confiança, comprometimento e fidelidade? Isso é o que você descobrirá agora. Veja!
1. Invista na qualidade do seu atendimento
Seja em uma oficina, concessionária ou padaria, as relações humanas sempre prevalecem em um ambiente amistoso e confortável. Basicamente, é assim que o seu cliente deve se sentir em todas as interações com a sua loja, seja enquanto aguarda o atendimento de um vendedor, mecânico ou afins.
Nesse sentido, é fundamental que todos estejam preparados para oferecer uma experiência amigável, atenciosa e transparente, sempre reforçando para o cliente que ele é benquisto dentro da sua concessionária. Inclusive, vale notar que essa foi uma das estratégias responsáveis pelo sucesso das marcas japonesas e sul-coreanas no início da década de 1990.
Em uma época em que o consumidor tinha sua fidelidade bloqueada às quatro grandes — Volkswagen, Chevrolet, Ford e Fiat — montadoras como Honda, Toyota, Kia e Hyundai investiram pesado em demonstrar seu comprometimento com a satisfação do consumidor.
2. Dedique atenção e recursos na área do pós-vendas
De certa forma, essa dica complementa a anterior. Em nossa visão, o pós-vendas é um campo sagrado para a fidelização, sendo a oportunidade perfeita para sustentar a boa impressão que o cliente teve no momento da compra. Inclusive, é nesse ponto que muitas concessionárias pecam.
Você precisa se diferenciar desse padrão, fazendo com que sua equipe empregue o mesmo nível empenho em toda a jornada do consumidor, que no pós-vendas, já é um proprietário. Mas diferente do que muitos pensam, o pós-vendas não se resume apenas aos procedimentos de oficina.
Entre suas estratégias, destacamos a disponibilidade da equipe para sanar dúvidas, a parabenização ao cliente em datas especiais, e por fim, o disparo de campanhas promocionais, estrategicamente, incentivando a troca do modelo com condições especiais.
3. Contrate soluções tecnológicas
A primeira e mais importante delas é a adoção de um sistema de gestão para a sua concessionária. Caso não seja familiar com o tema, saiba que se trata de uma plataforma centralizadora do controle operacional da sua loja, facilitando a gestão de áreas como o estoque, o financeiro, os consumidores e muito mais.
No fim das contas, esse tipo de abordagem tem um efeito indireto na satisfação do consumidor, pois antes, impacta na velocidade da sua operação. Quer alguns exemplos? Então veja como o cliente percebe essas diferenças e constrói uma boa opinião sobre a loja:
- agilidade na simulação das condições de financiamento, com um painel de F&I conectado em tempo real com os principais bancos do país;
- rapidez na consulta de peças no estoque, assim como na visualização do prazo necessário em um pedido efetuado diretamente com a montadora;
- simplicidade no cadastramento das informações, sem abusar da paciência do consumidor, que não precisa aguardar muito para que o atendente navegue por suas informações e contratos.
Em um segundo momento, a tecnologia ainda pode ser utilizada como uma estratégia substitutiva de redução de custos. Por exemplo, trocando a TV a cabo da sala de espera por um material publicitário da montadora ou um documentário automotivo na Netflix.
4. Capacite a sua equipe
Treinamento é tudo, principalmente porque não são todos os funcionários que entram prontos para encantar o cliente. No entanto, a nossa recomendação abrange a todos os colaboradores, garantindo que atendentes, vendedores e mecânicos tenham o traquejo social necessário para oferecer uma experiência bacana e amigável para o seu consumidor.
5. Invista na infraestrutura dos ambientes de espera
No entanto, não importa o quão otimizada for a sua operação, sempre existirão momentos de espera. É pensando nisso que a gestão da concessionária deve investir na estética e comodidade desses ambientes, amenizando qualquer insatisfação que o cliente possa ter por conta de uma demora.
Isso pode ser feito com a implementação de móveis confortáveis, além do posicionamento inteligente de várias tomadas, possibilitando que o cliente estenda sua permanência com o celular carregado, sem notar o real tempo em que está aguardando. Para além disso, ainda listamos as conveniências adicionais, em que se disponibiliza cafés, sucos e biscoitos de boa qualidade.
Inclusive, esse é um ponto que merece algum destaque. Decidindo oferecer comes e bebes, é fundamental que eles sejam frescos e de boa qualidade. Caso contrário, o consumidor acabará frustrado, formando uma percepção negativa sobre a preocupação da concessionária com os seus clientes.
Então, gostou dessas dicas sobre como fidelizar clientes? Saiba que em uma delas podemos ajudar! Afinal, a Sisand é uma desenvolvedora de ponta no setor de tecnologia para a gestão de concessionárias.
Aproveite e não perca a oportunidade de aumentar a sua competitividade no mercado: entre em contato com nossa equipe e entenda como as nossas soluções podem alavancar seus resultados!