Como ter um controle financeiro empresarial eficiente na sua revenda de veículos?

A gestão de uma concessionária tende a ser uma atividade complexa, que exige a coordenação de vários departamentos para atingir bons resultados operacionais. Com isso em mente, elaboramos este texto e apresentamos a importância do controle financeiro empresarial na administração desse empreendimento.

O nosso objetivo é garantir que você tenha as informações necessárias para aprimorar a sua gestão, cortando excessos, aumentando as margens e, sobretudo, reconhecendo a relevância da tecnologia para alavancar as suas vendas. Portanto, não perca tempo e continue a leitura!

A importância do controle financeiro empresarial

Na esmagadora maioria das vezes, o crescimento de um negócio é proporcional ao aumento da dificuldade em gerenciá-lo. Afinal de contas, com a expansão do faturamento, torna-se necessário contabilizar novos valores, cortar custos e eliminar brechas.

Por esse motivo, uma concessionária que tem o objetivo de se desenvolver no mercado deve sempre contar com um setor contábil competente e atualizado, inclusive, conciliando as capacidades individuais dessa equipe com plataformas de gestão, que eliminam etapas desnecessárias e centralizam as operações mais importantes do negócio em um único painel de controle — aprimorando a tomada de decisão do gestor em comando.

Nesse sentido, podemos concluir que o controle financeiro é uma espécie de planejamento preventivo, que ajuda a gestão a balizar suas decisões por meio dos seguintes benefícios:

  • corte de gastos;
  • previsibilidade operacional;
  • acompanhamento e gestão de inadimplentes;
  • identificação de falhas, vulnerabilidade e excessos.

Os métodos para estruturar um controle financeiro empresarial

Agora, chega o momento de entender a implementação dessa estratégia. Com a combinação de todas as práticas listadas, você tem a certeza de que a gestão está fazendo tudo que é possível para eliminar a imprevisibilidade no controle das contas. Dê uma olhada!

Conciliação bancária

Tão simples quanto importante, a conciliação bancária é um processo de conferência das contas da concessionária. O objetivo com essa estratégia é analisar se os valores estão coerentes, sem inconsistências entre as entradas, saídas e saldos.

Basicamente, o procedimento verifica três informações principais: o saldo bancário do controle financeiro, todos os lançamentos e suas respectivas datas. Então, essas informações são comparadas com aquelas apresentadas pelo extrato bancário da conta da concessionária.

No caso de inconsistências, o profissional já tem uma ideia de que valor deve ser investigado, descobrindo o motivo dessa incoerência, entrando em contato direto com fornecedores, com a própria equipe ou com o suporte da instituição financeira que administra a conta da concessionária.

Geralmente, a incongruência entre os dados não é um problema técnico ou financeiro, mas um tipo — um simples erro de digitação. Nesse caso, basta corrigir as informações no controle interno, que sempre deverá refletir aquilo que está presente nos relatórios bancários.

Conciliação de cartões

Já a conciliação de cartões é um pouco mais complexa do que a solução anterior. Seu objetivo é organizar o controle das entradas e saídas emitidas por cartões de crédito ou débito. Trata-se de uma gestão que observa, principalmente, as receitas da oficina e balcão de peças, que absorvem mais pagamentos nesse formato.

Com a conciliação, as concessionárias conseguem manter um relatório mais preciso de todas as compras, vendas, modalidades, parcelamentos e estornos. A maior intenção dessa estratégia é realmente verificar se a transação foi validada pela operadora do cartão.

Como sempre, a tecnologia apresenta soluções nessa área. Afinal de contas, a conciliação manual continua sujeita a erros de conferência e digitação — o que não existe com uma ferramenta dedicada. A automatização agiliza a conciliação dos valores, facilita o controle de chargebacks e mantém um relatório com as taxas cobradas pelas operadoras ou intermediadoras da transação, tais como as bandeiras e as provedoras das máquinas de cartão.

Integração com a contabilidade

Uma parte importante do conceito de um DMS (ERP para Concessionárias) é garantir que a sua operação seja conectada, interligando vários setores por meio de tecnologia, comunicação e processos integrados. Por essa razão, um bom controle deve estar vinculado a todos os departamentos da concessionária, centralizando o acompanhamento das informações.

Nesse caso, o investimento em tecnologia aplicada acaba sendo fundamental. A menos que você queira aventurar sua operação a depender de uma planilha de Excel, apenas um software dedicado à gestão da concessionária pode compilar tantos dados de maneira tão organizada e eficiente.

Integração com a fábrica

A integração com a montadora é um dos aspectos mais importantes para o funcionamento de uma concessionária. Nesse sentido, um bom sistema de gestão deve ajudar nesse processo, com o envio e recebimento de dados de maneira ágil e produtiva para o cotidiano da equipe da sua concessionária.

Os motivos para contar com um sistema de gestão especializado

Em função das etapas acima, o gestor moderno deve se apoiar na tecnologia para o desenvolvimento do negócio. Pensando nisso, elencamos os principais benefícios ofertados por um bom software. Veja!

Integração

A concessionária sempre deve priorizar a gestão de todas as áreas ao seu alcance. Para isso, é interessante optar pelas soluções completas, que administram as interações na gestão de relacionamento com o cliente (CRM), as ferramentas de financiamento (F&I), o controle de estoque de veículos e peças, o controle financeiro e a assistência técnica.

Confiabilidade

Por fim, vale lembrar da segurança operacional que um bom sistema de gestão oferece para o empreendimento. Aqui, você pode optar por uma infraestrutura interna ou em nuvem. A solução com o maior custo-benefício é a segunda, mas nesses casos, é fundamental que você priorize a ferramenta que ainda mantenha o seu acesso aos dados, viabilizando o seu negócio com acesso ao seu banco de dados a qualquer momento.

Competitividade

Além das maiores concessionárias já contarem com essas soluções, você precisa investir em uma plataforma de gestão para garantir a sua equiparação no setor. Afinal de contas, competir em situação de equidade é algo importante para que você cresça e aumente a sua participação no mercado, tomando o espaço e a clientela dos seus concorrentes.

Decisão e agilidade

Com a automatização de etapas, muitos dos seus funcionários ganham tempo útil para elaborar estratégias e práticas que exijam raciocínio e criatividade — recursos que, outrora, seriam desperdiçados na conferência de valores e planilhas.

Agora que você conhece os benefícios de um controle financeiro empresarial, não perca a oportunidade de otimizar a sua operação com o melhor sistema de gestão empresarial do mercado de concessionárias.

A Sisand é uma desenvolvedora referencial no segmento, portanto, para conhecer as nossas soluções e alavancar os seus resultados, entre em contato com a nossa equipe!

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